Tubulação embutida no pilar. Pode?

15 artigos

Vamos por partes.

O que a norma diz a respeito?

Do ponto de vista de resistência e estabilidade do pilar, é permitido a concretagem de pilares com o tubo de PVC no centro, desde que respeitados os limites da NBR 6118, item 13.2.6. São eles:

“Consideram-se canalizações embutidas as que resultem em aberturas segundo o eixo longitudinal de um elemento linear, contidas em um elemento de superfície ou imersas no interior de um elemento de volume.

Os elementos estruturais não podem conter canalizações embutidas nos seguintes casos:

a) canalizações sem isolamento adequado, quando destinadas à passagem de fluidos com temperatura que se afaste em mais de 15 °C da temperatura ambiente, a menos que seja realizada uma verificação específica do efeito da temperatura;

b) canalizações destinadas a suportar pressões internas maiores que 0,3 MPa;

c) canalizações embutidas em pilares de concreto, quer imersas no material ou em espaços vazios internos ao elemento estrutural, sem a existência de aberturas para drenagem”.

Porém, devem ser levados em conta os aspectos de durabilidade e manutenção. Há sempre a possibilidade, ao longo da vida útil da obra, de ocorrência de infiltrações de água no interior do pilar (quer através do ralo, quer por fissuras no tubo de PVC ou mesmo por refluxo de água em casos de entupimento), que podem induzir ou acelerar o processo de corrosão das armaduras.

A ocorrência de oxidação das armaduras no interior do pilar é de difícil diagnóstico, e pode progredir até comprometer seriamente a segurança estrutural. Por isso, deve-se dar atenção especial à manutenção da tubulação ao longo de toda a vida útil da obra, de forma a garantir perfeitas condições de funcionamento e impermeabilização da tubulação

Este uso é mais comum em pilares pré-fabricados, onde a rigidez é maior, e há a previsão de drenagens.

Ou seja, em algumas situações até pode, mas melhor evitar!

Há soluções melhores, por exemplo, uso de shafts ou paredes hidráulicas.

E você? O que pensa a respeito?

Prof. MSc. Rangel Lage

www.rangellage.com.br

Fontes:

NBR 6118:2014

Site da Pini na seção IPT responde

Sobre mim

Especialista em Projetos Estruturais, Professor, Palestrante e Sócio-direto na SOMMA Cálculo Estrutural.

Recentes