Primeira casa construída com impressora 3D no Brasil

Uma startup brasileira no Rio Grande do Norte, a 3DHomeConstruction, finalizou em julho de 2020 a primeira casa construída em impressora 3D no Brasil.

A ideia do projeto surgiu em 2017, dentro da Universidade Potiguar no Rio Grande do Norte, como projeto de graduação.

O Prof. André Felipe orientou e acompanhou os alunos Iago e Allynson, e juntos sonharam, pesquisaram, erraram, acertaram, até construir este ano a primeira casa feito em impressora 3D do Brasil.

A casa de 66 m² foi impressa este ano utilizando uma tecnologia idealizada pela InovaHouse3D, uma startup universitária fundada em 2015, e foi construída em parceria com a A 3D Home Construction (startup potiguar).

A casa construída em Macaíba-RN atende padrões de habitação de interesse social (HIS). Os engenheiros civis envolvidos com o projeto estimam que no prazo de 1 ano a tecnologia esteja apta para construir a estrutura de uma casa em 24 horas. A impressora montada na UnP é capaz de construir uma moradia de até 200 m2. O equipamento tem 3 m de altura, 7,6m de largura, e 12 m de comprimento.

O grau de confiabilidade do composto cimentício para alimentar a impressora 3D foi conseguido após 6 meses. Para alcançar a especificação ideal, os pesquisadores contaram com o apoio da equipe de pós-graduação em engenharia de materiais da UFRN

Mas como fizeram isto? Veja todos os detalhes neste video:

Prof. Rangel Lage

www.rangellage.com.br

Sobre mim

Especialista em Projetos Estruturais, Professor, Palestrante e Sócio-direto na SOMMA Cálculo Estrutural.

Recentes